sábado, 27 de novembro de 2010

Apreensão de animais na praça da república, Lei 8.413/05

Neste domingo, foram aprendidos pela Guarda Municipal alguns dos animais que estavam sendo comercializados na praça da República, dentre eles três cachorros e um periquito australiano com uma das asas cortadas. A apreensão ocorreu mediante denúncia dos Ativistas dos grupos de proteção animal Vem (Vegetarianos em Movimento) e Asdepa (Associação de Proteção animal), que fiscalizam o comercio de animais no local, fazendo denuncias sempre que visualizam qualquer forma de venda.
 No momento da averiguação da denuncia pela guarda municipal, foi possível avistar vários vendedores de animais no local, porém com a aproximação dos guardas, os mesmos se evadiram, sendo que só foi possível a apreensão de quatro animais já citados. O vendedor que teve os animais apreendidos foi encaminhado à DEMA (delegacia de meio ambiente), pois o periquito australiano estava visivelmente abatido, inclusive com uma das asas mutiladas, caracterizando maus tratos. 

Os ativistas no momento atuam no sentido de exigir o cumprimento da Lei municipal n° 8.413/05, que proíbe a venda de animais domésticos em locais públicos, sendo que a praça da república é um dos focos de atuação dos protetores, pois lá existe um tradicional comercio ilegal de animais aos domingos. Paralelamente os ativistas também desenvolvem uma campanha educativa intitulada “Amigo não se compra, se adota”, com o objetivo de coibir qualquer forma de venda de animais, inclusive a venda elitizada em petshops.



Karla Ataide
Ativista do VEM